segunda-feira, 23 de março de 2009

Dicas na compra de Ovos de Páscoa

Na hora de comprar o ovo de páscoa é preciso estar atento a alguns detalhes para evitar problemas financeiros e de saúde.
Além de pesquisar preços e ficar atento com a influência das crianças na hora da escolha, para não cometer exageros e gastar mais do que o necessário. Na hora de pesquisar, o consumidor deve comparar os ovos de chocolate pelo peso. “É mais importante verificar o peso dos ovos do que o número. As numerações indicadas pelos fabricantes nos rótulos não são equivalentes entre as marcas”.
Observar se o rótulo contém informações como data de validade, peso líquido e composição. “Determinadas doenças impedem aos seus portadores, por exemplo, a ingestão de açúcar ou glúten”.
É preciso prestar atenção também nas embalagens, que devem estar em boas condições de armazenamento, longe de produtos de limpeza ou de odor forte e de qualquer fonte de calor. “Verifique se há sinais de violação do conteúdo, furos ou amassados, pois é ela quem protege o produto de insetos e de contaminação”.
Os ovos dispostos em bancas de promoção, normalmente mais em conta que outros em perfeitas condições, poderão estar quebrados. “Neste caso, o fornecedor não será obrigado a trocar o produto”. Atenção também com os chocolates que estão amolecidos, pois ocorre a separação da gordura e ele acaba adquirindo coloração esbranquiçada e odor desagradável.
“Quando optar por ovos de fabricação caseira, solicite uma visitação à cozinha e a degustação do produto antes da compra. Produtos fabricados artesanalmente, além de seguirem as mesmas regras de comercialização dos industrializados, também estão obrigados a fornecer nota fiscal. Ela é a principal garantia do consumidor em caso de troca ou reclamação”.

A nutricionista recomenda: Não faça um consumo exagerado de chocolates nesta páscoa, consuma sim, mas com moderação, o excesso é prejudicial para a saúde.

Nenhum comentário: